Skip to content
Seja bem vindo, 14 de Dezembro de 2017
  • Escrito por Casa Melotto
  • 12 Dezembro 2016
  • Acessos: 234

Quem Somos

A Casa Pe. Melotto é um projeto social que desenvolve um programa de formação integral para atender adolescentes e jovens de classes desfavorecidas residentes nos bairros de Olinda-PE. Em sua maioria, são jovens na faixa etária de 14 e 20 anos matriculados no ensino regular das escolas públicas parceiras do Projeto. Os adolescentes e jovens participantes da Casa, em sua maioria, provém de comunidades marcadas por má distribuição de renda, falta de saneamento básico, conflitos étnicos, familiares e sociais.

Este contexto de vulnerabilidade social, por vezes, contribui para aliciamento de jovens, ao uso e tráfico das drogas e, consequentemente, à marginalização das camadas majoritárias da população. Apesar de inseridos nesse ambiente desfavorável, encontramos jovens que demonstram um grande potencial, talentos, inspirações e o desejo de uma nova perspectiva de vida.

Diante da violência urbana que, nas suas mais variadas faces, surge e se intensifica nos bairros a partir de contradições presentes no processo de crescimento urbano, aniquilando sonhos e, quando não, a vida de muitos jovens, especificamente aqueles que habitam nas áreas de maior concentração de pobreza, drogas e violência nas periferias do município de Olinda, a Casa Pe. Melotto tem buscado realizar uma ação efetiva e justifica a sua atuação oferecendo oportunidades para que os mesmos possam construir seus sonhos, valorizando a educação formal, uma consciência ambiental, cultura e a cidadania.

Nessa perspectiva, a Casa visa dar acesso à uma educação integral de forma mais participativa e atuante, priorizando o exercício da cidadania e desenvolvimento de suas potencialidades além da promoção dos valores fundamentais no processo de formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social.

A Casa Pe. Melotto nasceu em 1990, no bairro de Brasília Teimosa, em Recife-PE. Inicialmente como um núcleo experimental para acolhida de jovens pobres oriundos do interior do estado, a Casa favorecia aos mesmos o necessário para ingresso e permanência nas universidades.

Com o passar do tempo, diante dos desafios no cenário da educação, se viu necessário repensar a atuação do Projeto de modo a atender e responder mais eficazmente às demandas existentes. Através de uma pesquisa envolvendo educadores e membros da Secretaria de Cultura do Estado e da Universidade Federal de Pernambuco, foram lançados novos alicerces para atuação da Casa na perspectiva de oferecer educação complementar aos jovens do Ensino Médio das escolas públicas.

Em 1999 a Casa Pe. Melotto foi transferida para o bairro do Bonsucesso, na cidade de Olinda-PE, onde permanece até os dias atuais. A partir de então, foi reformulada sua proposta educativa e a Casa passou a oferecer acompanhamento complementar semi-integral aos jovens pobres da cidade de Olinda, com aulas de reforço escolar no turno da manhã.

O objetivo deste trabalho era contribuir com uma educação de qualidade que permitisse aos educandos desenvolver autonomia nos estudos, bem como adquirir atitudes de lideranças e compromisso com a transformação social em que estão inseridos. Com o desenvolvimento da proposta de trabalho da Casa, outras atividades foram acrescidas às oferecidas, a saber: cursos profissionalizantes, cursos de línguas e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Mais uma vez a evolução das políticas públicas para Ensino Médio e o acesso à Universidade, nos coloca frente à necessidade de reflexão e reformulação da proposta educativa da Casa Pe. Melotto. Diante deste novo desafio, nos propomos a abrir as portas para descobrir, interagir e fazer parte da comunidade. Hoje, além da educação integral, buscamos complementar a proposta através da valorização da cultura popular, fortalecendo e resgatando as diversas manifestações culturais das comunidades de Olinda, realizando ainda os cursos profissionalizantes, informática, preparatório para o ENEM, grupos de estudo do Ensino Fundamental e uma Educação ambiental.

Humilitas

Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza

Casa Pe. Melotto
Associação de direito privado sem fim lucrativo de natureza cultural

Newsletter
Receba nossos informativos periódicos


Esqueceu sua senha?
Don Mazza

Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza

Projeto Casa Pe. Melotto
Associação de direito privado sem fim lucrativo de natureza cultural

Newsletter
Receba nossos informativos periódicos